Atualmente há uma maior exigência pela aparência física e neste sentido o sorriso de uma pessoa é o seu cartão de visita, desempenhando uma influência marcante. Consciente disso, a odontologia vem desenvolvendo e aprimorando técnicas com o objetivo de proporcionar as pessoas recursos para satisfazer suas expectativas estéticas. O Clareamento dental é uma ótima alternativa de tratamento estético na restauração da cor dos dentes escurecidos/ manchados
Existem várias causas: *Formação (os dentes podem ser naturalmente amarelados ou acinzentados desde a erupção), *Idade (os dentes sofrem um processo de escurecimento fisiológico natural), *Alimentos com corantes (chá preto, café, vinhos tintos, bebidas a base de cola, etc),*Fumo,*Antibióticos (alguns tipos como a tetraciclina, podem causar manchas e escurecimento durante a fase de formação dos dentes),*Tratamentos endodônticos (tratamentos de canal podem alterar a cor natural dos dentes).
As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram no esmalte e dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, “quebra” as moléculas dos pigmentos e estes no final do processo acabam sendo total ou parcialmente eliminados da estrutura dental.
Os dentes podem ser clareados usando géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) através de 3 técnicas:
Não. É um procedimento que não causa qualquer dano ou desgaste a estrutura do dente.
Não é recomendado porque os dentes têm características individuais e estas diferenças precisam ser consideradas na hora do tratamento, pois pode causar manchas, sensibilidade e se ultrapassar muito o tempo de uso do agente clareador haverá uma desnaturação da estrutura dentinária, provocando o enfraquecimento do elemento dental.
Essa informação não tem fundamento. Tanto que a FDA (Food and Drug Administration) e a ADA (American Dental Association) aprovam o uso de peróxidos em cremes dentais, que são usados indiscriminadamente pela população. Essas entidades também não desaprovam o uso de clareadores dentais, desde que supervisionado por dentistas.
Não, desde que o paciente faça tratamento supervisionado e não use produtos vendidos pela TV ou em supermercados. O dentista confecciona uma moldeira individualizada que cobrirá somente a superfície dental, evitando, assim, que o agente clareador tenha contato direto e contínuo com a gengiva. Qualquer lesão e sensibilidade devem ser imediatamente comunicadas ao dentista
Não. O paciente, dependendo do clareamento alcançado, talvez tenha que trocar ou retocar as restaurações antigas, uma vez que parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.
O ideal, no clareamento dental em fumantes, é que o paciente cesse o hábito antes do clareamento. Para aqueles que fumam poucos cigarros por dia, opta-se pelo clareamento dental caseiro, onde o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, ou realizar o clareamento a laser, tendo o cuidado de não fumar nas próximas 72hs, lembrando que neste caso e durante o tratamento doméstico o dente está muito suscetível a manchas extrínsecas devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante o clareamento.
Pacientes com dentes muito sensíveis podem ter sensibilidade durante o procedimento, felizmente esta sensibilidade cessa em no máximo 48 horas sem qualquer dano permanente. Cremes dentais dessensibilizantes, podem ajudar a diminuir esta sensibilidade sendo utilizados dias antes do clareamento dental e também nos dias seguintes.
Durante o clareamento devem ser evitados alimentos escuros ou com corante: café, shoyu, chá, chocolate, vinho tinto, Coca-Cola, mostarda, ketchup, molho de tomate, entre outros. O pigmento deles pode se depositar na dentina, manchando os dentes e atrapalhando o resultado.
Sim. Mas nunca como era antes. Após 1 a 2 anos, pode haver a necessidade de manutenção.
Não como um clareamento feito com a orientação de um profissional da área. Os cremes dentais, assim como os enxaguatórios bucais que prometem clarear os dentes, têm uma pequena quantidade de peróxido de carbamida, o ativo clareador. Mas a concentração é muito baixa para uma mudança significativa. As pastas de dentes com ação branqueadora costumam ser mais abrasivas – removem manchas superficiais e ajudam na manutenção do tratamento.
Não espere mais para fazer seu clareamento. Marque uma consulta.
ENTRE EM CONTATO